Você está aqui: Home Pastoral Atividades

Edital - Bolsa 2017

Listas de Materiais para 2017

Acesse Aqui

Atividades

ESCOLA EM PASTORAL: UM MODO DE TODA A ESCOLA SER

As escolas confessionais, dentre elas as Unidades Educativas da Rede Santa Paulina, têm alguns diferenciais: a tradição em qualidade de ensino, os valores/atitudes e a espiritualidade.

O futuro da educação parece indicar para uma confluência da tradição no ensino, valores/atitudes e espiritualidade com profissionalismo e excelência na prestação de serviço. Para a Rede Santa Paulina, a pedagogia do amor tem suas raízes na tradição cristã e se atualiza no dinamismo do mundo. Quando falamos em espiritualidade, ponto de gravidade da escola em pastoral, a entendemos como a tradução da pedagogia do amor em um modo de ser da escola.  Deste modo, agimos para potencializar as forças que foram conquistadas ao longo da história e para avançar ainda mais no profissionalismo e na espiritualidade com foco na excelência.

O termo escola em pastoral quer traduzir um novo paradigma para a escola. Escola em pastoral refere-se à perspectiva de uma escola, toda ela pensada e operacionalizada integrando as dimensões pedagógica, administrativa, financeira, educacional e pastoral. A dimensão pastoral, aqui, está relacionada a uma perspectiva de gestão cristã que combina as exigências de qualidade na entrega do serviço com as exigências de qualidade nas relações, embasadas na pedagogia do amor.

Esta missão não deve ser apenas da equipe de pastoral escolar, mas de todos os gestores e operadores da escola e, assim, atinge todas as coordenações e todas as pessoas envolvidas em relação ao seu público específico.

Todas as pessoas – em nosso caso, educadores e educandos – têm suas fontes inspiradoras. Elas são tanto pessoais como coletivas. A fonte inspiradora é a força que alimenta os nossos critérios de ver-julgar-agir, os nossos valores/atitudes que contam, os interesses que realmente motivam a nossa postura e as nossas ideias. Isto tudo se traduz em um modo de vida, numa palavra, em uma espiritualidade. A nossa fonte inspiradora é a pedagogia de Jesus.

A espiritualidade, enquanto eixo do processo de ensino-aprendizagem, compõe cada uma das ações, planos e projetos da escola.

Atividades da Pastoral Escolar:

  1. Vivências
  2. Grupo de Jovens
  3. Orações
  4. Celebrações da Palavra e Eucarística
  5. Retiros
  6. Palestras
  7. Ação Social
  8. Projetos Sociais

Coordenação:
- Francisco Gabriel Oliveira de Carvalho





Ação Evangelizadora


Ação Pastoral

  • Pastoral Carcerária, da Saúde, Paroquial, da Terra, da Juventude, Diocesana e DST-AIDS
  • Áreas de atuação: indígenas, mulheres em situação de risco, catequese, liturgia e comunicação

Saúde

Unidades Sociais / Projetos Sociais

  • Tecendo a Vida - Belo Horizonte - MG
  • Educandário Sagrada Família - São Paulo - SP
  • Casa da Sagrada Família - Campos do Jordão - SP
  • Lar dos Velhinhos - Maringá - PR
  • Lar Nossa Senhora Aparecida - Santuário Nacional
  •  Lar São Vicente de Paulo - Itaberá - SP
  • Lar São Roque - Diamantino - MT
  • Casa do Peregrino - Itajaí - SC
  • Orfanato São Roque - Moçambique
  • Escola Familiar Rural - Moçambique
  • Lar de Idosos de San Javier - Argentina

Família CIIC